"Vai por mim e viaje na viagem.."

Postado por Ana, Isa e Mila

Quem escuta a Rádio Band News durante a semana por volta das 6h da manhã - bem cedinho-, conhece essa frase de longa data. rs Eu amo o programa do Ricardo Freire e acompanho o site a mais ou menos 1 ano e inpirada nisso me surgiu uma ideia para o broguí: fazer da minha viagem na última semana em um post, ou melhor, vários posts... Vai rolar de dica de passeio até as minhas estripulias de aventureira! O que acham?

A viagem de hoje é para Lençóis e o programa M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O que fiz para a Gruta da Lapa Doce, em Iraquara. Confiram, cafezeiros!


Lençóis: Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), esta pequena cidade é o portal da Chapada Diamantina, graças à sua infraestrutura hoteleira aos seus restaurantes de alto nível e aos voos regulares vindos de Salvador.
Nos últimos anos, Lençóis vem ganhando ares cosmopolitas, com habitantes vindos de todos os cantos do mundo. Os seus principais atrativos são as casas do século 19, a história e cultura herdadas do garimpo, a Serra do Sincorá, e os mais de 20 atrativos naturais de fácil acesso em toda a sua volta- vou falar de todos que visiteeei procês.

Como chegar na Gruta: Seguindo aproximadamente 20 Km pela BR-242 após passar pelo Morro do Pai Inácio, pega-se a BA-122 por 14 Km até um cruzamento com estrada de terra. Placas indicam a Gruta da Lapa Doce à esquerda da rodovia e a Pratinha à direita. Percorra um quilômetro até uma bifurcação, dobre à direita e percorra mais um quilômetro.


Localizada no município de Iraquarana- Pote de Mel-, Chapada Diamantina, a Gruta da Lapa Doce faz parte de um complexo de cavernas calcáreas, diferenciando da maioria das cavernas da região por ser ampla, arejada e quase toda plana.
Até chegarmos na descida da gruta, andamos mais ou menos 5 min e encontramos várias plantas: Uburama - possui um cheiro muito bom -, Velame - são folhas da região-, Mulungu e Aroeira - lembra o cheiro do orégano. Aaah, encontrei o MOCO, que é um animal bem parecido com o coelho, achei uma gracinha... Não conhecia! rs 
Considerada a terceira maior do Brasil, a gruta possui 20 km mapeados, onde 850 m são abertos à visitação. Sua depressão externa formada pela dissolução ou desmoronamento de material calcário surpreende pela grandiosidade – 72 metros de altura. Seu maior salão tem 60 metros de largura.


Para a visitação paga-se uma taxa individual de R$ 10,00 e são permitidos grupos de no máximo 12 pessoas acompanhados sempre por guia. 



Gostaram da dica de passeio? Espero que tenham gostado, volto com mais dicas durante a semana!

Beijos, Ana Gonçalves
Aaah, "vai por mim e viaje na viagem..."




Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário