Maluco Beleza

Postado por Ana, Isa e Mila

   Eu até que me esforcei pra escrever um texto normal. Mas quando se trata de Raul Seixas, se tá maluco, tá beleza.



   Raul até que tentou mas nunca conseguiu controlar sua "maluquez misturada com sua lucidez". Nasceu "há dez mil anos atrás" (ou 28 de junho de 1945) em Salvador, Bahia. Entretanto dizia “Meu nome é Raul Santos Seixas, eu sou baiano de Canguenheim, oito horas de mula e doze de trem" na vinheta do LP "Krig-ha, Bandolo!". Seu pai era engenheiro de estrada de ferro e Raulzito curtia muito viajar "pelo interior de trem, os 'trens das setes' da vida."

   No fim dos anos 60, já tinha diversas músicas conhecidas como Ainda queima a esperança, Doce, doce amor, Obrigado pela atenção...mas as pessoas focavam apenas nos interpretes, o que fez com ele estourasse apenas em 1972, quando Let me sing, let me sing puxou seus outros sucessos.





   Lutava contra o "Monstro Sist” (como se referia ao sistema) por olhar no espelho e se sentir um grandessíssimo idiota que só usa dez por cento de sua cabeça animal. Além disso, era egoísta. Cheio de "eu" Eu sou eu, Nicuri é o Diabo, Eu acho graça, Eu nasci há dez mil anos atrás, Eu também vou reclamar... mas rebatia "O meu egoísmo é tão egoísta que o auge do meu egoísmo é querer ajudar". E ao mesmo tampo, retratava Deus e o Diabo com a mesma irreverência. "Acho que o Diabo e Deus, hoje dia, estão no céu tomando cálices de vinho e curtindo com a cara do Bem e do Mal da gente, morrendo de rir da babaquice da gente". Coisa que só um "coringa de todo baralho" pode afirmar. Ou se contradizer. Afinal, quando se trata de uma Metamorfose Ambulante questionamento nunca é demais..."Sou tão bom ator que me finjo de cantor e compositor e todo mundo acredita." E quem é que gosta de ter "aquela velha opinião formada sobre tudo?"





     Durante os anos 60 e 70, Raul conseguia driblar a censura. Mas tinha em vista um projeto da Sociedade Alternativa e resolveu criar uma cidade (em um de seus terrenos) a exemplo da Utopia de Thomas More. Ele fez essa cidade em Minas Gerais, "Cidade da Luz" que foi vista como comunista durante o governo de Geisel, fazendo com que ele fosse preso e torturado."Mamãe eu não queria..."



   Raul que pensou em se candidatar a deputado federal, confessou que ficou com medo de levar um tiro que nem o Tancredo Neves "Mamãe não quero ser prefeito/Pode ser que eu seja eleito/E alguém pode querer me assassinar" possui como sucesso até uma canção infantil anarquista Carimbador Maluco, manifesto do pensador Anton Proudhon.

   Depois de ser levado com o moço do disco voador, voltou como uma mosca "que pintou pra lhe abusar". Voltou com uma vassoura e uma lupa (fato verídico) e disse que com a lupa iria procurar o que restou da música baiana e com a vassoura, varrer o lixo que era esse cenário "atual". Ah, Raulzito... pode voltar míope e com um caminhão de lixo! Enquanto que vou ali reclamar pra fazer sucesso...


*em breve postarei mais sobre o Raulzito aqui

Cheiro, Mila.




1 comentários:

Comentários
1 Comentários
  1. Tive a oportunidade de assistir uma peça em homenagem a ele e fiquei apaixonado pela história dele e decidir me aprofundar um pouco mais e não fazer com que aquela peça fosse apenas uma peça que assisti! E viva a sociedade alternativa <3

    ResponderExcluir